quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TREINAMENTO INVISÍVEL

Treinamento Invisível

Por José Luiz O. Gioia

Revista Dança Brasil Ano XVIII

Página 35



Neste artigo falo sobre uma das coisas que mais me marcou como atleta e que mais uso como preparador físico e diretor de bailarinos e bailarinas. O TREINAMENTO INVISÍVEL. Deixe-me antes explicar como isto é tão importante e como ele funciona.

Há muitos e muitos (mesmo... rsrsrs) anos atrás quando ainda jogava voleibol comprei um livro. Neste livro sobre treinamento de voleibol um dos capítulos que me marcou foi justamente o treinamento invisível. Ele é uma das partes mais importantes no treinamento de qualquer atleta. E o bailarino é o atleta ARTISTA.

Quando falamos nele devemos dar a devida importância para o mesmo, pois ele também determina o resultado de nosso trabalho. O treinamento invisível é aquele que fazemos antes e após as aulas.

O que fazemos quando estamos fazendo aula. Ele é de suma importância. Faz parte dele o repouso e, já foi comprovado que cada um tem um ritmo e não é necessariamente ter que dormir 8 horas. Isso depende de cada um. Mas então não posso ir a festas ou baladas? Sim, desde que haja planejamento para isso. Se o descanso que você tiver for o suficiente para que no outro dia onde haja aula ou ensaio, pode até ser. Mas nunca em dia antes de apresentações ou competições. Isto vale até para os profissionais.

Alguns acreditam que estão acima da média e não acatam a este mandamento do bom bailarino-atleta. Mas o treinamento invisível não fica somente no repouso. Vamos a um ponto do qual teremos muito em outros artigos a conversar:

ALIMENTAÇÃO: Infelizmente uma boa parte dos nossos bailarinos e bailarinas não tem a menor noção de como se faz uma dieta para que não haja desgaste até o final do planejamento do trabalho a ser realizado no ano. Sempre achando que estão gordos. Músculo em mesma proporção normalmente pesa mais do que a gordura. Falando grosseiramente é mais ou menos como o chumbo e o algodão. O repouso e a alimentação fazem parte do treinamento invisível, mas também temos a parte psicológica. O que acontece no seu dia a dia. O namoro, as contas, a escola, o trabalho, a concorrência, a barreira de querer sempre ser o primeiro e por ai afora. Ou seja, se você não conseguir equilibrar esta balança não terá sucesso.

A concentração depende de muita coisa, especialmente na hora de entrar no palco. Seja uma apresentação do colégio, festival da academia, competições, grand galas, entre outros para ver se você está preparado. REPOUSO + ALIMENTAÇÃO + PARTE PSICOLÓGICA = TREINAMENTO INVISÍVEL.

Não há professor que possa fazê-lo por você. Saiba como agir para alcançar sempre seus objetivos.

A dança como qualquer outra escolha requer sacrifícios. E o treinamento invisível é parte fundamental nele, e é neste ponto que em que cada um deve dar a devida atenção. Portanto faça a sua preparação interagindo com o que lhe for mais importante, mas não deixe nada de fora.



José Luiz O. Gioia é o Diretor e

preparador físico da cia de dança GIOIA RARA.

Atua como professor e instrutor de musculação dês 1994.

cia.gioiarara@ig.com.br

Um comentário:

  1. obrigado por divulgar meu trabalho e meus artigos.
    se quiser colocar mais pode ver em gioiarara.blogspot.com
    será um prazer ter meus artigos divulgados por sua escola.
    grande abraço.
    josé luiz gioia
    cia de dança GIOIA RARA
    LOUVEIRA - SP

    ResponderExcluir